terça-feira, 15 de maio de 2012

Felizes os que esperam no Senhor




Ao ir para a página do Podcast 'Sorrindo pra Vida', você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.
A Palavra meditada hoje está em Isaías 30,15-21.
"Quem é tocado por Deus recebe a graça de ser uma pessoa melhor", afirma Márcio
Foto: Maria Andréa


O Livro do profeta Isaías traz duas mensagens e dois pontos fundamentais sobre Deus. O primeiro é a santidade do Senhor, pois, em várias passagens, Isaías fala sobre o Santo de Israel; e diante dessa santidade, o homem deve se apresentar com temor e adoração. O segundo ponto diz que Deus, sendo Santo, conduz o homem e guia seus passos, assim, Sua vontade prevalece. Aquilo que Ele escolheu para o homem deve ser trilhado. É inadmissível para o Senhor que o homem escolha outro caminho, porque a meta do Pai é a felicidade. Se o homem escolher outro percurso, não será feliz.

Tendo isso em mente, vemos que a Palavra nos mostra o povo de Israel vivendo uma aliança com o Egito para combater a Síria, a qual queria invadir Israel, pois este representava tudo de errado e ruim. Por esse motivo, Deus não concordava com essa aliança, pois eles tinham de buscar a ajuda d'Ele para vencer a guerra. Assim somos nós no dia a dia.

Muitas vezes, os cristãos buscam fazer aliança com aquilo que não é de Deus. Vivem suas lutas espirituais com as armas da carne, de forma humana e mundana. Quantas vezes ficam em cima do muro diante das coisas da Igreja! São cristãos que não concordam com muitos mandamentos e opiniões da Instituição criada por Cristo, mas todos os domingos comungam na Missa.

Deus conhece a cada um de nós e sabe o que pensamos sobre algumas decisões da Igreja como o aborto. Muitos se dizem cristãos, mas acham que o aborto é uma escolha da mulher. Quantos vivem com Deus, mas, ao mesmo tempo, se aliam com o que não vem d'Ele! Agindo dessa forma, acendem uma vela para Ele e outra para o diabo. No entanto, o Senhor nos ensina que não podemos viver assim.

Quando, na Palavra, Deus fala aos guerreiros que eles devem baixar suas armas e confiar no Seu poder - pois é Ele quem lutará em troca de conversão e serenidade -, estes se negam e dizem que lutarão contra os sírios e, se necessário, fugirão com seus cavalos. Diante dessa atitude, Deus vem nos ensinar que devemos ser discípulos, escutar e confiar no Seu poder e na Sua força, em vez de escolher ser “guerreiros” e fazer alianças com tudo e todos, menos com Ele. Não adianta fazer o contrário, como o povo fraco de Israel, que colocou sua força em tudo, menos no Senhor.

O Pai quer perdoar a todos, por isso a Palavra nos diz: "Felizes os que n'Ele esperam". Não é preciso chorar, pois Deus atende a todos no clamor de suas súplicas. Ele nos dá a receita para encararmos todos os problemas e todas as situações que machucam nossa alma e nosso coração. Basta ouvi-Lo e ser Seu discípulo. Sente-se aos pés do Pai e escute Suas Palavras.

Diante de Deus, somos todos aprendizes. Hoje, Ele vem nos dizer que, mesmo em todas as crises, oprimidos pelas forças do mal, Ele nos dá a Água da vida. Em meio a todas as dificuldades, Ele se aproxima de nós.

Mesmo vivendo situações difíceis, devemos crer que o Mestre não se esconde de nós. Sempre que pensarmos em nos desviar do caminho certo para cair num buraco, Ele virá e nos resgatará; daí, poderemos ouvir a Palavra que nos orientará. Devemos também nos lembrar sempre de que as dificuldades não são obstáculos para o Espírito Santo.

Nesta manhã, vamos pedir ao Espírito de Deus a graça de ter os ouvidos abertos para a voz do Senhor. Queremos ouvir a Sua voz e seguir Seus conselhos. Peçamos ao Espírito Santo que nos ilumine e nos aconselhe nesse discipulado. "Venha, Espírito Divino, guiar nossos passos, porque não conseguiremos a vitória sozinhos. Conduza-nos, nesse discipulado, pois, mesmo com muitas dificuldades, nós podemos ouvir a Sua voz. Guie-nos, Senhor".

Alexandre Oliveira
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira
Assista a uma parte do programa:

Nenhum comentário:

CONVERSOR DE PDF

Send articles as PDF to