sábado, 4 de junho de 2011

RESULTADOS


O blog GIRO DIGITAL está participando da COPA BLOG e conta com seu voto nesse dia 8






para votar basta acessar www.dado.pag.zip.net e votar em JOÃO A !!



CONTO COM SUA COLABORAÇÃO



OBRIGADO


Uma grande área de floresta virgem foi oferecida ao mestre Achaan Chah por aldeões da redondeza para que lá se iniciasse um mosteiro. Um rico seguidor leigo soube da doação e ofereceu-se para construir um templo, com um átrio magnífico, no alto da pequena montanha situada no meio da floresta. Outros seguidores leigos se reuniram, e projetou-se para aquele templo o maior átrio para Buda de todas as províncias da redondeza.




Choupanas para os monges foram construídas nas cavernas da montanha e uma estrada foi aberta a duras penas no meio da mata. A construção do templo começou pelo átrio: alicerces de concreto, colunas altas, uma plataforma para um gigantesco Buda de bronze. Porém, à medida que o trabalho prosseguia, novos edifícios iam sendo acrescentados ao projeto. Seguiram-se discussões complexas entre os patrocinadores leigos e os construtores. Qual deveria ser o grau de requinte de decoração do teto? Não seria melhor modificar o projeto desse modo ou daquele para torná-lo mais perfeito? Que tal colunas ocas e um enorme tanque subterrâneo para reter a água da chuva? Boas idéias não faltaram, embora fossem todas muito dispendiosas.



O ápice das discussões foi um demorado encontro com Achaan Chah. Os construtores, os patrocinadores leigos e todos os demais apresentaram as diferentes opções para o projeto, com seus custos e prazos de construção. Por fim, o rico seguidor leigo que iniciara tudo aquilo expôs as suas idéias e perguntou:



- Diga-nos, mestre, qual desses projetos devemos levar adiante? O mais frugal? O mais requintado? Como devemos proceder?



O mestre riu:



- Quando se faz o bem, os resultados são sempre bons.



E nada mais disse.



O átrio, depois de construído, ficou magnífico.



Budismo

Histórias da Alma, Histórias do Coração

Christina Feldman e Jack Kornfield

Editora Pioneira



Nenhum comentário:

CONVERSOR DE PDF

Send articles as PDF to